REZA DE SÃO GONÇALO

Representantes da Câmara Técnica:
  • Nadir Maria Rosa Canela
  • Izoete Maria Rosa Vieira
DIAGNÓSTICO
A Reza de São Gonçalo é uma tradição portuguesa, antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. Realizada em Portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do Santo de Amarante. São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III, em 24 de abril de 1551.

No Brasil, atualmente não há dia determinado; aliás não fazem mais festas, romarias para o santo, somente oferecem-lhe uma dança e reza, cerimônia que ocorre sempre que alguém lhe tenha feito promessa e alcançado uma graça.

Em algumas locais o Santo (Imagem) é representado da forma Católica, ou seja, com a ausência da viola, no entanto as imagens do Santo destinadas para o culto popular através da Dança de São Gonçalo, são representadas, na grande maioria das vezes, das duas maneiras.

Esta manifestação pode ser encontrada em quase todo o Brasil, com variações coreográficas bastantes diversificadas, tomando diferentes formas de execução.

Em Mairiporã a manifestação tem muita adesão da sociedade e grande força cultural.

DESAFIOS
Investir recursos e direcionar esforços para manter viva a manifestação, oferecendo:
- Apoio à capacitação e formação de novos violeiros;
- Oferecer apoio para a manutenção dos eventos;
- Criar espaço específico para a realização dos eventos da Reza de São Gonçalo e outras atividades de culturas populares tradicionais;
- Criar evento municipal anual em homenagem à expressão cultural, visando ampliar sua difusão junto à sociedade local, valorizar e formar novos públicos.