FOTOGRAFIA

Representantes da Câmara - Mariana Lima, Eduardo Azanha e Humberto do Lago Müller.

DIAGNÓSTICO
Existe na cidade de Mairiporã um grande número de pessoas que se identificam e se interessam por Fotografia.

Há diversos profissionais na área, que trabalham nos seguimentos:  Eventos, retrato comercial, fotojornalismo, fotografia culinária, fotografia pet, moda, paisagem, arquitetura, entre outros.

O número de profissionais na área cresce constantemente. Essas pessoas que procuram se profissionalizar na área, por não haver cursos na cidade, procuram alternativas em São Paulo e cidades próximas.

Há esporadicamente exposições fotográficas em eventos, desenvolvidos de forma independente por movimentos culturais e também pela Prefeitura de Mairiporã. Também há exposições fotográficas em comércios locais.

Os fotógrafos de Mairiporã, em sua maioria, mantém contato e formam parcerias em trabalhos, indicações e freelancers. Esta união pode colaborar também com a criação de projetos artísticos como exposições, eventos e cursos.

Não existe ainda um acervo fotográfico oficial, que mostre a cidade e seus bairros, mas há um grande número de fotografias da cidade com moradores, que são disponibilizadas apenas através das redes sociais digitais.

DESAFIOS

1) Há a necessidade da criação desse acervo, para que a população e qualquer pessoa interessada possa ter acesso ao conteúdo fotográfico histórico da cidade, tanto de forma física, como de forma digital.

2) Realizar investimentos na área profissionalizante, por meio de cursos, palestras e oficinas de conteúdo relacionado a fotografia.

3) Criar Prêmio anual que estimule o desenvolvimento de projetos desta cadeia artística, visando ampliar a atuação dos profissionais locais; ampliar a criação de conteúdo fotográfico do município e suas belezas naturais; ampliar a conscientização quanto às responsabilidades ambientais de nossos cidadãos, e difundir os atrativos turísticos e paisagísticos de Mairiporã.