DANÇA

Representantes da Câmara Artística: 

  • Marina Claudia Nunes da Costa  
  • Vanessa Aparecida da Silva


DIAGNÓSTICO

Em Mairiporã podemos identificar inúmeras iniciativas que utilizam a dança como terapia física, corporal e expressão artística. No município, existem alguns cursos de dança oferecidos em academias de ginástica, e outros pontos particulares.


A prefeitura oferece gratuitamente desde agosto de 2013, no Espaço da Cultura, aulas de iniciação em Ballet clássico para crianças.

As turmas das academias e espaços particulares são mantidas pelos próprios participantes, bem como alguns eventos realizados por eles em espaços públicos e privados na cidade.

No colégio Melchior, ocorre uma iniciativa inovadora porém restrita. Um trabalho voluntário focado no resgate das matrizes brasileiras, definido como performances de Danças Ancestrais, que inclui danças de matrizes Indígenas, Africanas e Árabes.

O trabalho artístico com dança na cidade não atinge um grande número de pessoas, e não há eventos de interesse público na área. No Distrito de Terra Preta não há espaços públicos destinados ao trabalho com arte – incluindo dança – de forma que a população fica isolada até dos poucos recursos na área existentes na cidade. 

Há um grande número de pessoas, de todas as idades, e especialmente as de baixa renda, que seriam beneficiadas se houvessem mais espaços voltados a este objetivo, bem como eventos e cursos acessíveis a todos. A dança poderia se tornar um recurso importante no que tange a interação e formação de vínculos, opção de atividade física, ocupação de espaços públicos, promoção e valorização dos artistas residentes no município. 


DESAFIOS

Investimento de recursos com vistas a ampliar e valorizar o desenvolvimento desta arte no município, criando alternativas para:

- Criar espaços públicos destinados ao ensino e prática da dança, em diferentes modalidades, conforme a disponibilidade de artistas na cidade e arredores;
- Criar um curso de danças árabes femininas voltado a adolescentes de baixa renda residentes no município e matriculadas na rede pública, bem como um evento anual realizado em espaço público para demonstração do trabalho desenvolvido no decorrer de um ano;
- Criar um evento anual na cidade com objetivo de valorizar a produção artística local, bem como trazer profissionais de referência na área, de forma a promover espaços de Mostra, Concursos e Workshops de dança;
- Ampliar as ações e projetos de resgate de danças ancestrais e típicas no município;


As propostas são elaboradas com vistas a ocupar espaços no centro de Mairiporã e em Terra Preta. Os cursos são planejados para ocorrerem o ano todo nos espaços destinados a esta finalidade.