CULTURA AFRO

Representantes da Câmara - Lourdes Toledo Santos e Rosa Marina da Costa Siqueira

DIAGNÓSTICO
Mairiporã é uma cidade composta de aproximadamente 90 (noventa) mil habitantes, sendo que 53% de sua população é composta por negros, ou seja, de pessoas que se identificam como sendo negros ou descendentes de pessoas negras, conforme informações obtidas em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Registro e Pesquisa – IBGE. A cidade está localizada a aproximadamente 20 km de São Paulo, entre as cidades de Guarulhos e Atibaia, e é rodeada de montanhas e águas.

Segundo consta na literatura local, em livros escritos por munícipes, como o Professor e Memorialista Pedro Thomaz Pereira (Rosário da Saudade e Outras Histórias de Juquery/ Mairiporã) e a Sra. Iris Fagundes (Mairiporã – Aldeia Pitoresca), na cidade de Mairiporã, durante aproximadamente 400 anos, negros foram escravizados, e muitos deixados como herança pelos fazendeiros para seus herdeiros.

Inclusive consta na literatura, a existência de um quilombo que se formou no Bairro conhecido hoje como Hortolândia.  Ainda segundo essa literatura, muitas pessoas sequer tinham conhecimento de que eram descendentes quilombolas.

É imensa a ligação da população de matrizes africanas com a história do município. Faz-se necessário valorizar, resgatar e difundir esta história com toda a sociedade local.  

DESAFIOS
•          Incentivar, através de ações informativas, artísticas e culturais, o envolvimento da comunidade como um todo, com a cultura negra do município;
•          Criar projetos e ações que valorizem a comunidade negra local e resgatem sua história, de modo que aja um sentimento de pertencimento, identificação, inserção e inclusão cultural;
•          Realizar oficinas com temática voltada à cultura negra;
•          Realizar palestras com temática voltada à cultura negra;
•          Realizar um seminários com a temática voltada à cultura negra;
•          Colaborar com o resgate e valorização da cultura negra em Mairiporã, com a execução ações continuadas.