CINEMA E AUDIOVISUAL

Representantes da Câmara Técnica - Arthur Gandra, Igor Pinheiro Barbosa e Paulo Morelatto

DIAGNÓSTICO
Na área cinematográfica Mairiporã possui um histórico honroso e que pode ser considerado um verdadeiro patrimônio cultural e simbólico do município. Na década de 50 a cidade foi um dos principais polos da produção cinematográfica nacional, por meio da produtora MultiFilmes, fundada pelo italiano Mario Civelli. Sediada no município de 1950 a 1955, a MultiFilmes foi responsável pela produção de clássicos do cinema brasileiro como: “O Homem dos Papagaios”, “O Craque” e “Destino em Apuros”, este, o primeiro filme colorido produzido no Brasil.

Atualmente em Mairiporã, a área cinematográfica e audiovisual ainda desperta grande interesse de produtores independentes, mas não se apresenta como um setor consolidado e fortalecido.

Por meio de oficinas básicas de capacitação, a Prefeitura Municipal oferece desde 2013, introdução ao tema audiovisual, abrangendo exercícios de desenvolvimento de Roteiro, conceitos básicos de Produção, Direção, Filmagem, Edição, Iluminação e Maquiagem. Também, estimula os alunos e oficineiros a desenvolverem seus primeiros trabalhos experimentais, por meio do Festival CURTA CURTÍSSIMO de Cinema, uma mostra competitiva livre, de filmes de curtamentragem com duração de até 2 minutos, onde são premiados os vencedores.

O setor mostra sinais de recuperação, resgate e valorização, mas que pode e deve ser ampliado, por meio de projetos que fomentem e estimulem a produção local.


DESAFIOS

1)     Investir recursos na ampliação do festival CURTA CUTÍSSIMO DE CINEMA, visando atrair maior interesse dos produtores amadores e profissionais, criar intercâmbio e ampliar a atuação da cadeia local no segmento cinematográfico;

2)   Investir recursos na criação de SALA AUDIOVISUAL equipada com estrutura técnica adequada, para utilização permanente como Sala de Cinema, visando oferecer programação que inclua novas obras e obras consagradas da produção nacional e mundial, além oferecer estrutura para a exibição de trabalhos locais, realização de Palestras, Debates e Oficinas de audiovisual.

3)      Criar Prêmio Financeiro anual, que fomente iniciativas e projetos destacados na área audiovisual, abrangendo ações de Capacitação, Formação e Produção de trabalhos inéditos;

4)      Ampliar as oficinas municipais de AUDIOVISUAL.